O cenário de inovação, que conecta empreendedores, empresas e negócios no Cais Mauá, em Porto Alegre, conta com a participação de pelo menos três empresas de Santa Maria. O South Summit Brazil, que se encerra hoje, é uma oportunidade para troca de informações internacionais e para dar maior visibilidade aos negócios.
Uma das empresas que está levando o nome de Santa Maria para o âmbito internacional é a Weecaps, encubada na Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec). A empresa foi idealizada em 2020, para preencher uma lacuna do mercado de produtos probióticos, que concentram micro-organismos vivos que devem ser consumidos diariamente para benefícios à saúde.
A Weecaps é direcionada ao microemcapsulamento de proteção para que sejam aplicados em diversas matrizes de alimentos. O trabalho feito em Santa Maria é mostrado o encontro.
– O que nos motiva é o networking. Aqui temos empresários não somente do Brasil, de diversos países. Então, serve para aumentar a nossa rede de contatos, e também acaba servindo como uma vitrine da Weecaps para o mundo inteiro – afirma Thaiane Marques, sócia-fundadora e CEO da Weecaps.
Conforme Thaiane, participa do evento o mentor da empresa de Portugal, para que seja consolidada a estratégia de internacionalização. Além disso, a startup está no momento de registro do produto na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que se torne possível a comercialização. A expectativa é de se conseguir o protocolo em dois meses.
E-COMMERCE
Ao ser reconhecida nacionalmente no Brasil enquanto plataforma de vendas pela internet, a Get Commerce é outra empresa de Santa Maria que marca presença no encontro internacional de inovação. A plataforma é voltada a quem tem uma loja física ou indústria e queira começar a vender de forma online, com uma loja própria para a sua marca.
De acordo com Josele Delazeri, uma das gestoras da Get Commerce, a empresa já foi selecionada para participar de outro evento em internacional, em Portugal, e também de projetos com a Sebrae. A partir disso, foi convidada a participar do South Summit.
– Nós tivemos o privilégio de sermos convidados a participar. Como no ano passado, fomos eleitos a melhor plataforma de e-commerce do Brasil, a nossa empresa foi se tornando conhecida nacionalmente – conta Josele.
A Fox-IoT também representou bem Santa Maria no South Summit. A empresa, com atuação no mercado de energia elétrica, oferece soluções de monitoramento inteligente de transformadores e redes de distribuição. Ele esteve entre os 50 finalistas na competição de startups. Havia mais de mil inscritos.
MUDANÇA DE COMPORTAMENTO
O South Summit, de acordo com o secretário de Inovação e Tecnologia de Informação de Santa Maria, Tiago Sanchotene, tem sido muito voltado à mudança cultural e de comportamento. Para ele, a participação da cidade mostra que, mesmo não se estando na Capital, há empresas que são movidas pelo potencial de participação e vontade de crescimento, que é ainda mais desencadeada com a presença no encontro.– Sou totalmente digital, mas eu também entro com o comportamento que precisa repensar algumas atitudes. A feira é isso, como a gente vai pensar medicina pública, educação, como vai ser a educação daqui a alguns anos, como vai ser daqui a alguns meses, neste ano. Então o Poder Executivo estando aqui, é para a gente ter um comportamento, é a gente trocar processos, ser mais ágil ao cidadão. Muitas vezes, as empresas pensam os clientes como produto e nosso produto sendo executivo é o cidadão. Como a gente vai entregar mais facilidades.